terça-feira, 20 de junho de 2017

COM O PROFESSOR ZÉ MAURO, CONHECEMOS O MUNDO SEM SAIR DE ALVINÓPOLIS

A escola da vida nos ensina quase tudo  que precisamos, mas muitos de nós alvinopolenses tivemos a sorte de ter professores fantásticos, daqueles pra vida inteira. Na crônica de hoje o personagem é o Professor José Mauro, mestre em geografia no Colégio Cândido Gomes de Alvinópolis. 
Escola Cândido Gomes e uma vida dedicada ao ensino.
Nossa geração não tem do que reclamar. Tivemos uma base excelente. O bom mestre é aquele que nos pega pela mão e nos leva a passear dentro da matéria ensinada. O Professor José Mauro tinha essa capacidade. Ele nos  levava a viajar pelos rios e relevos , nos ensinava sobre as diferenças de cada estado, sobre os continentes e países, suas tradições e características. 
Com eles demos várias voltas ao mundo
Além do mais, aplicava uma didática que funcionava muito bem. Passava a matéria no quadro e ia explicando, nos fazendo viajar com histórias incríveis. No final de cada capítulo, nos passava um questionário com 30 perguntas que tínhamos de decorar.Em determinado dia ele marcava uma arguição e tomava da gente o questionário que valia muitos pontos pra prova(tomar questionário significava fazer as perguntas em voz alta em sala de aula e tínhamos de ter tudo na ponta da língua).A cada bimestre adicionava mais 40 perguntas que iam acumulando. No final do ano ficávamos pirados, pois tínhamos de saber mais de 200 perguntas. E a qualquer momento de qualquer aula ele poderia fazer uma pergunta surpresa e quem respondesse ganhava pontos. Ele tinha táticas pra fazer o pessoal levar o material didático necessário. Não esqueço da sua paixão pelo Átlas, verdadeira bíblia da geografia, indispensável para suas aulas Era um livro grosso e pesadão que muitos deixavam pra trás pra não pesar nas mochilas ou por vagabundagem mesmo.Mas ele arranjou um jeito de fazer a turma se virar pra levar o livrão. Quando fazia a chamada pedia pra gente não responder "presente". A gente tinha de responder "trouxe o Atlas". 
Troouxe !!!

Quem não levasse perdia pontos. 
Com ele ouvi falar pela primeira vez sobre os terroristas fundamentalistas, que estouravam bombas em si por causa de sua fé em um Deus vingativo e cruel.Com ele soube sobre a pobreza na China, país que crescia às custas da exploração desumana do trabalho. Com ele também ouvi falar pela primeira vez sobre o pantanal matogrossense ( que gerou até música em sala de aula), sofre as falésias,mangues e restingas,sobre os atóis de corais...e sobre nosso quadrilátero ferrífero, sobre as serras que nos cercam. 
Foto histórica junto a Francelino Pereira
Com o professor José Mauro demos várias voltas ao mundo sem sair de Alvipa e sempre serei grato  pelo conhecimento prazeroso e instigante. Por causa dele ainda mantenho grande gosto pela geografia e um desejo de conhecer e preservar esse maravilhoso planeta por nós habitado. Além de grande professor, José Mauro sempre teve gosto pela parte nobre da política, sempre um desportista e grande cruzeirense, além de atuante junto à Sociedade de São Vicente de Paula. O professor Zé Mauro é um Alvinopolense de imenso valor...
Desportista
Sempre rodeado de amigos

Junto ao Pessoal da Sociedade São Vicente de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário